segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Internet é lugar de autoria ou plágio?

Com a universalização dos recursos tecnológicos houve a necessidade das escolas inserir em seu currículo práticas de ensino voltadas a atender esse componente curricular, porém não tem sido fácil para os professores atender de maneira satisfatória essas exigências, visto que hoje as crianças desde bem pequena já tem um contato direto com as ferramentas tecnológicas e sem o menor receio de manuseá-las.
Os professores por não dominar esses recursos sentem receio em utilizar as tecnologias para complementar suas aulas, tornar o ensino mais eficaz, e por medo de serem envergonhados pelos alunos que já estão um passo bem avançado nesse quesito, e mais ainda estão receosos quanto a perda de espaço e da profissão pelas tecnologias.
Pedro Demo em seu artigo “Habilidades do Século XXI” adverte que se o professor não participar de formação continuada para apoderar-se dos conhecimentos tecnológicos a fim de aplicá-los em suas aulas, em seu plano de ensino ele poderá sim ser substituído pelas tecnologias, o mesmo ficará sem espaço no mercado de trabalho.
Entretanto Pedro Demo enfatiza que mais do que necessário o domínio dos recursos tecnológicos é ensinar aos alunos como utilizá-los, é ensiná-los a pesquisar e filtrar na internet conteúdos sérios para ter fundamentos na hora da elaboração de seus textos baseados em suas conclusões, percepções, visão crítica do assunto abordado. Caso contrário, a internet será uma fonte para plágios e mais plágios e os alunos perderam a oportunidade de crescer intelectualmente através de produções de sua autoria, bem como de produções coletivas.
Indubitavelmente a internet é um lugar de autoria, precisa ainda ser desenvolvido um trabalho por parte de muitos professores para esclarecer, ensinar aos alunos a apropriar de forma adequada dos textos e ferramentas disponíveis na internet para ampliar as habilidades e capacidades dos educandos de desenvolver o raciocínio nas produções autorais de seus textos.



Bibliografia
DEMO, Pedro, Habilidades do Século XXI, Boletim Técnico do SENAC, Rio de Janeiro, v. 34, n.2, maio/ago. 2008. Disponível em http://www.senac.br/BTS/342/artigo-1.pdf. acessado em 15 de ago de 2010.

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